Provavelmente você já ouviu falar sobre seguro de pessoas, mas sabe como esse produto funciona? Entender mais sobre a categoria é o primeiro passo para conseguir se proteger corretamente.
Afinal, a busca por uma apólice, na maioria das vezes, visa aumentar a segurança de entes queridos e dependentes, além de ter mais tranquilidade para o futuro.
Esses e outros objetivos podem ser alcançados ao contratar a proteção certa para você, mas, para isso, é importante conhecer as principais modalidades e qual a importância de cada uma.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial sobre seguro de pessoas, o que é, como funciona e porque vale apena considerá-lo!
O que é o seguro de pessoas?
O seguro de pessoas é uma modalidade que oferece indenizações para os beneficiários caso um sinistro previsto em cobertura aconteça com o titular.
Na prática, é a categoria de produtos que protege pessoas, como o nome sugere, da mesma forma que existem contratos para outras finalidades, como seguro automotivos, por exemplo.
Em outras palavras, todos os tipos de garantias que visam atender pessoas, dependentes do segurado, estão incluídos no seguro de pessoas.
Por que o seguro de pessoas é importante?
Contratar um seguro de pessoas é fundamental para se planejar para o futuro com mais confiança, e fornecer proteção para as pessoas que você ama.
Esses produtos oferecem indenizações caso algo aconteça com o titular, além de amparar os dependentes em situações delicadas.
Assim, pessoas que desejam mais tranquilidade no dia a dia e uma reserva financeira de emergência para lidar com momentos inesperados precisam considerar essa proteção.
Com o tipo ideal de seguro, é mais simples proteger as pessoas que ama e ter mais conforto para se planejar no futuro.
Como funciona um seguro de pessoas?
O seguro de pessoas funciona de maneira convencional, como a maioria das apólices. Esse produto pode ser contratado individual ou coletivamente.
Nesse caso, o titular seleciona qual o tipo de produto, quais as coberturas, seus beneficiários e os demais detalhes do contrato, como capital segurado. Além disso, a corretora irá informar o prêmio do seguro e a apólice escolhida.
Uma vez que a modalidade foi contratada, o segurado ficará protegido, e ele ou os seus dependentes poderão acionar o seguro se algo acontecer.
Na prática, qualquer cobertura voltada a proteção de familiares ou dependentes se enquadra como seguro de pessoas, e segue as orientações tradicionais de contratação.
Quais as principais modalidades do seguro de pessoas?
Antes de contratar um seguro de pessoas, vale a pena conhecer mais sobre as coberturas dessa modalidade e como elas funcionam. Veja quais detalhes sobre as garantias mais comuns:
Seguro de acidentes pessoais
O seguro de acidentes pessoais permite aos dependentes solicitarem a indenização caso o segurado sofre lesões e invalidez permanente, total ou parcial, ou venha a falecer em decorrência de um acidente.
Esta é uma cobertura simples, mas que oferece proteção para o titular e para seus entes queridos no caso de imprevistos que comprometam sua vitalidade física.
Doenças graves
Enquanto isso, o seguro de pessoas para doenças graves também oferece indenizações para o segurado, caso exista o diagnóstico de uma condição grave incluída pela cobertura.
Assim, é possível que o titular receba a indenização ainda em vida, para custear tratamentos e outras atividades relacionadas à doença grave identificada.
Seguro funeral
Essa modalidade de seguro de pessoas oferece reembolso de gastos relacionados ao funeral do titular.
Momentos delicados como esse podem exigir diversas burocracias, especialmente despesas de enterros e outros pagamentos.
Assim, a cobertura permite que os dependentes tenham um auxílio-funeral para não se preocupar com os eventuais custos.
Seguro prestamista
Ainda, uma modalidade de seguro de pessoas que também está disponível é o prestamista. Ele pode ser contratado para o pagamento de dívidas caso o segurado venha a falecer ou sofra de invalidez permanente total.
Essa cobertura se enquadra na categoria porque oferece uma segurança adicional para os familiares e beneficiários do titular se ele sofrer uma fatalidade e não puder quitar os seus débitos.
Assim, evita que seus entes queridos tenham que lidar com um momento difícil e também arcar com suas contas posteriores.
Qual a diferença entre seguro de vida e seguro de pessoas?
Um seguro de vida é apenas uma das modalidades que o seguro de pessoas engloba. Ou seja, é um produto que faz parte dessa categoria.
Na prática, não existem diferenças significativas entre eles, pois ambos buscam proteger os entes queridos e dependentes do beneficiário.
Nesse caso, o seguro de vida é mais específico, e sua apólice pode ter diversas coberturas personalizadas para se adequar ao perfil do contrante.
Enquanto isso, o seguro de pessoas é o segmento de produtos que inclui o seguro de vida. Mas também inclui outros tipos de seguro para pessoas, como por exemplo, o seguro prestamista e o seguro viagem.
O que vale mais a pena? Seguro de vida ou seguro de pessoas?
Contratar um seguro de vida significa estar contratando um seguro de pessoas com coberturas específicas. Assim, se você busca um produto personalizado para proteger as pessoas que ama, vale a pena focar nessa apólice.
Afinal, existem diversas formas de montar seu contrato com as garantias que você e seus dependentes precisam.
Por isso, podemos concluir que o seguro de vida e o seguro de pessoas não deixam de ser a mesma coisa, com nomes e conceitos diferentes por conta do público ao absorver as informações.
Fonte: Azos
Quer descobrir qual é a melhor opção de seguro de vida para o seu momento de vida atual? Entre em contato com o nosso corretor especializado e veja qual o melhor seguro para você!